O uísque (ou whiskey e ainda whisky) é uma bebida com alto teor alcoólico, destilada de grãos, principalmente de malte, e envelhecida em barris de madeira muitas vezes por longos anos. Trata-se de um líquido muito popular, conhecido por “água dos anjos”, e com uma imensa variedade de sabores; existem uísques suaves e pesados, frutados ou com um leve gosto de defumado. Dada essa imensa variedade, é importante que a pessoa que nunca bebeu uísque experimente diversos sabores, até descobrir o gosto que mais lhe apraz. Pode ser uma bebida tomada de forma pura ou misturada com gelo ou com outros líquidos, alcoólicos ou não.
Aquilo que cria as diversas categorias e sabores do uísque é a fermentação dos grãos e a forma como ocorre a destilação, que alcança o seu máximo de 80% de álcool para os grãos de milho e 90% para os de outros cereais, antes de ser adicionada água na sua produção, de modo a que a bebida assimile os sabores dos grãos utilizados no processo da alcoolização.
Pode ser difícil de acreditar para um leigo, mas 60% do sabor final de um determinado uísque vem do tipo de barril de madeira usado para o envelhecer. Exatamente por causa disso, na sua fabricação, o tipo de madeira, qualidade da flambagem e a queima da madeira determinam a sua classificação final. A madeira que se utiliza para envelhecer o uísque é o carvalho, que sempre deve vir de uma árvore com entre 80 a 100 anos de idade. Pregos e colas para transformar a árvore em barril são proibidos, pois estragariam a sua maturação.
Como o uísque é uma bebida extremamente forte, caso nunca o tenha bebido comece por experimentar apenas um pouco. Deverá utilizar um copo baixo e largo, ou uma tulipa, e colocar no recipiente o líquido puro sem nada a acompanhar. Recomendamos os copos baixos e largos, pois são a melhor forma do vidro receber esta bebida e potenciar todas as suas características.
Recomendamos que beba o uísque sempre puro primeiro, mas ter uma ideia completa do seu sabor. É muito importante que assim o faça, para conhecer a bebida de forma plena e a sua realidade. Depois, quando o seu paladar se habituar ao seu sabor e o seu organismo à sua potência, experimente bebê-lo com gelo ou água. Experimente também diversos uísques, com distintas classificações, idades e sabores, até encontrar o seu favorito.
Distintos aromas, cores e sabores tem o uísque, dependendo a partir de como foi destilado, quais os grãos que foram utilizados para o produzir e quanto tempo esteve em repouso nos barris de madeira. Não existem dois uísques iguais, pelo que será bom para si conhecer muitos e sempre variar, antes de parar de apreciar esta bebida caso o primeiro que experimente não lhe agrade.
Quanto mais escuro for o uísque, mais envelhecido será; quanto mais parecido com a transparência da água, há menos tempo aconteceu a sua produção. Antes de o beber, utilize o seu olfato para tentar determinar todas as suas características aromáticas. O uísque necessita de ser apreciado primeiro pelo seu nariz. Depois, a boca se segue: beba em pequenos goles, mantendo a bebida na sua boca por algum tempo para o seu paladar a conhecer por inteiro. Antes de engolir a bebida, deixe que a sua língua a conheça por inteiro.
O uísque é uma bebida alcoólica que deve ser consumida com tempo, tal como um vinho do porto. Não se apresse, conheça-o primeiro com os seus sentidos, antes de ele entrar no seu organismo. Encare-o como uma pessoa que nunca conheceu anteriormente, e que precisa de conversar com ela por um bom tempo para a começar a conhecer verdadeiramente.
O gelo torna o uísque mais refrescante, especialmente nos dias de calor. A água, por seu turno, acaba por o amenizar até que fique com o sabor desejado. No entanto, não necessita de utilizar a água para chegar até ao sabor que mais se adequa ao seu paladar. Recomendamos que experimente diversos uísques de forma pura, pois dada a vasta oferta acabará por encontrar um que seja o mais certo para si.
Existe muita discussão sobre a parte do gelo: uns dizem que estraga o uísque, outros que aniquila a sua pureza, alguns afirmam que o gelo nada tem de mal e que cada pessoa bebe o seu uísque como bem entender. Experimente bebê-lo das duas formas, e depois decida por si mesmo. Não siga o que a primeira pessoa lhe diz, deixe que o seu paladar lhe diga como deve beber o seu uísque.
Certos apreciadores de uísque gostam de o embelezar, tornando-o um coquetel. Utilizam um bourbon adocicado ou um rye picante, e também duas ou três pedras de gelo, terminando com uma cereja ou uma casca de laranja espetada num gancho de metal e imersa no uísque para tornar a bebida mais complexa e atraente aos olhos. Alguns adicionam ainda mel ao uísque, caso não utilizem o bourbon ou o rye. Existem diversas maneiras de beber esse líquido, certamente que se surpreenderá caso conheça um especialista em uísque e ele lhe fale sobre as misturas de que é alvo a bebida.
Os jovens, por seu turno, muitas vezes gostam de o misturar com coca-cola ou com outras bebidas gaseificadas. Para um verdadeiro apreciador de uísque, estas últimas opções da juventude são um crime contra a bebida alcoólica, pois a estragam e deturpam por completo o seu sabor. No entanto, como dissemos anteriormente, o uísque é seu e beba-o como quiser, mas obviamente que não recomendamos estas últimas opções.
Existe ainda uma prática bastante comum entre os apreciadores da água dos anjos: a mistura de uísques de diferentes destilarias. Chamam ao resultado “blended“, que em português significa literalmente “misturado”.
Geralmente, estas misturas são uma união no mesmo copo de uísques de cereais com uísques de malte, sempre numa proporção de 60% para os primeiros e 40% para os segundos. Vale a pena experimentar, pois os sabores multiplicam-se para animar os sentidos e revigorar a alma.